Identidade da Marca p/ Startups


Já ouviu falar de Identidade da Marca? Então jamais lance uma Marca Nova sem definir os seus objetivos, target, posicionamento e branding! Muitas Startups podem pensar (erradamente) que definir a Estratégia de Comunicação e Imagem da marca é desperdiçar tempo. ERRADO! Criar uma marca relevante e consistente, permite estabelecer vínculos fortes com os utilizadores, incentivá-los à compra e fidelizá-los, aumentando a notoriedade e visibilidade da mesma, tornando-se uma marca Top Of Mind. Por isso é tão importante definir um conceito e símbolo adequado à representação da marca!

O logotipo, um logotipo baseado nas inicias da marca (lettermarks), ou na fonte da marca (wordmark – funcionam bem quando a empresa tem um nome sucinto e distinto, pois é focado no nome da marca, ex.: Coca-Cola), um logo-símbolo (pictorial marks – logotipo ou ícone representativo da marca, ex.: Twitter), um logotipo abstrato (forma geométrica abstrata que representa o negócio, ex.: Adidas), um logotipo-mascote (mascots - colorido, divertido ou em cartoon, é muitas vezes o porta-voz da marca) ou um logotipo-emblema (emblem – particularmente utilizada por escolas, organizações e entidades governamentais, devido à sua aparência tradicional), permitem-lhe destacar-se da concorrência e ter uma imagem e simbologia próprias e exclusivas. Bem como o tom (ex.: formal, informal, institucional, casual) que pretende utilizar com a sua audiência e o design presente nos seus canais de comunicação (online e offline).

É ainda importante recordar que, criar uma Identidade de Marca requer a utilização de Estratégias de Inbound e Outbound Marketing, com o intuito de captar e fidelizar o seu target. Pelo que, antes de definirmos em conjunto a sua marca, devemos saber o que corresponde a cada uma das seguintes caraterísticas:

  • O que permite identificar a empresa
  • Qual é o seu posicionamento
  • O que distingue os seus produtos/ serviços, marca e negócio da concorrência

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