Conceito


Do latim “conceptus”, significa “coisa concebida” ou “formada na mente”, uma ideia ou opinião sobre determinado tema, resultando muitas vezes numa reputação ou símbolo mental, que expressa as qualidades de alguma coisa ou objeto.

Transversal às diferentes áreas de atuação da empresa, o Conceito é algo subjetivo que apresenta resultados concretos e a sua definição é o momento em que é resolvida a questão-chave/ problema apresentado. As condições do problema transformam-se em objetivos concretos e as suas restrições, definem os parâmetros através dos quais o projeto será desenvolvido, passando por quatro fases:

  • Idealização: recebido o briefing, é realizado um Brainstorming com toda a equipa com o intuito de recolher ideias diferentes e possíveis soluções para a necessidade apresentada.
  • Seleção: expostas as ideias e soluções, são selecionadas as melhores e mais viáveis, que irão garantir o sucesso do novo projeto. A partir daqui, é delineado o Plano de Atuação para iniciar os trabalhos.
  • Implementação: finalmente o projeto torna-se real! Iniciam-se os protótipos e/ou mockups do mesmo, de acordo com o que foi definido no passo anterior.
  • Avaliação: terminado o projeto, realizam-se diversos testes e são realizadas as respetivas melhorias se necessário. Apesar de a avaliação ser a última fase da definição do conceito, tal não significa que o processo terminou, pois podem surgir novas ideias e/ou requisitos.

Consequentemente, a questão-chave ou problema, foram solucionados por meio de palavras ou elementos visuais.