Rebranding


Pretende dar um novo nome ao seu negócio? Mudar o logotipo, o design, a identidade visual (ou sonora) ou outro elemento representativo da sua empresa? A essas alterações, dá-se o nome de Rebranding! E podem ocorrer pelos mais variados motivos, entre os quais, reposicionamento no mercado, para se distinguir da concorrência, mudar o paradigma da marca ou para acompanhar as tendências de mercado.

Contudo, não deve ser uma decisão tomada de ânimo leve, devido aos riscos que poderão estar associados ao processo de rebranding, quando não é aplicada a estratégia correta, designadamente: redução da quota de mercado, expectativas desfraldadas ou no pior cenário, o resultado oposto ao pretendido. Pelo que, é importante considerar os clientes atuais (devido aos hábitos de consumo e à identificação com a própria marca) e os prospects.

O QUE É NECESSÁRIO DEFINIR?

  • A sua buyer persona que o ajuda a perceber quem são os seus clientes atuais, que hábitos têm, de onde vêm, de que produtos/ serviços gostam mais;
  • A nova Identidade Visual: avaliar o significado das cores associadas à sua marca e escolha das mais representativas dos objetivos e tom a utilizar;
  • A utilização da marca nos diversos canais de comunicação: através da implementação de uma nova estratégia de marketing e comunicação;

Definidos os pontos acima, reunimos condições para iniciar o processo de rebranding da sua marca ou negócio. Sendo necessária a sua cooperação ao nível da formação dos recursos humanos diretamente (e indiretamente) envolvidos com este processo e presentes nos touch points do cliente.