Testes em Browsers


Sabe como é que o seu website ou página web aparecem noutro motor de pesquisa, sistema operativo ou com resolução de tela diferente?! O layout, as margens, a fontes de exibição, os textos e outras caraterísticas do website, podem mudar totalmente quando observados num motor de pesquisa, sistema operativo ou resolução de tela, que seja diferente das que tem definidas no seu computador.

E como sabe, a tecnologia e a internet não param de evoluir, pelo que os websites, páginas web ou blogues, devem recorrer ao Cross-Browser ou Testes em Browsers.

Mas o que é o Cross-Browser?

É a capacidade de um website ou aplicação web, suportar diversos motores de pesquisa na Internet, como o Google Chrome, o Internet Explorer, o Firefox, o Microsoft Edge, etc, independentemente da tecnologia (HTML, CSS, Javascript).

Por que é que devem ser realizados Testes de Cross-Browser?

A sua realização é de extrema importância uma vez que permitem avaliar o visual e usabilidade do website ou página web nas diferentes versões dos motores de pesquisa. Deste modo, é possível garantir que todos os utilizadores observam corretamente o website, independentemente do motor de pesquisa utilizado, evitando a perda de clientes. Veja o seguinte exemplo: o utilizador acede ao seu website através de um motor de pesquisa diferente do seu e não consegue terminar o processo de compra porque o formulário final aparece cortado ou não é sequer apresentado. O que é que acontece?! Este utilizador vai procurar o mesmo produto ou serviço na concorrência!

Através dos Testes de Cross-Browser é possível avaliar a aparência do website, a navegação, os formulários, os mapas, entre outros, prevenindo barreiras à entrada de novos utilizadores ou clientes. Durante este processo, devem considerar-se três fatores:

  • Motor de pesquisa: qual é utilizado pelos utilizadores e qual a versão instalada
  • Sistema Operativo: Windows, Mac, Linux, Android, iOS, Windows Mobile, entre outros
  • Resolução de Tela: o tamanho definido nos monitores dos utilizadores (800x600, 1024x768, 1152x864, 1280x1024, 1600x1200)

É a combinação destes três fatores que permite uniformizar o layout, margens, formulários e outros aspetos gráficos do website ou página web, nos diferentes motores de pesquisa.

Garanta uma excelente experiência de navegação aos seus clientes!