Testes de Usabilidade


As tendências de mercado, a rápida evolução tecnológica e a mudança no comportamento dos consumidores, têm influenciado fortemente a forma como estes procuram informação e navegam online. Sabe-se que estão cada vez mais informados e exigentes, rejeitando qualquer erro ou atraso durante o processo de navegação ou exploração de um website. Pelo que deve garantir que o seu website proporciona uma boa experiência de navegação ao utilizador (UX).

Os filtros de pesquisa são fáceis de utilizar? A informação relevante é facilmente encontrada? Foram identificados problemas de navegação?

A resposta a esta e outras questões, obtém-se facilmente através da realização de Testes de Usabilidade! Estes visam sobretudo analisar, a facilidade com que o software ou sistema são compreendidos ou manipulados pelo utilizador, sendo avaliados do ponto de vista do utilizador final.

Os fatores humanos, os aspetos estéticos, a interface do utilizador, a ajuda online e textual, são alguns dos elementos que fazem parte deste teste, permitindo avaliar a facilidade de uso do projeto per se.

OBJETIVOS DO TESTE DE USABILIDADE

  • Avaliar a facilidade de navegação
  • Comparar diferentes versões de determinada interface
  • Comparar o produto/ serviço com a concorrência
  • Identificar a origem de comportamentos inesperados (Taxa de Rejeição, abandono do carrinho de compras, etc.)

Deste modo, é possível identificar potenciais problemas e/ou observar os prováveis comportamentos dos utilizadores durante a navegação no website, mudando-a se necessário. Lembre-se que o objetivo principal é manter o utilizador no seu website, realizando consequentemente uma compra, pedido de orçamento, comentário ou partilha. E quanto mais satisfatória for a experiência, maiores as probabilidades de o utilizador regressar e de futuramente o fidelizar à sua marca/ negócio!