Testes de Performance


Avaliar a capacidade, robustez e disponibilidade de uma aplicação mediante o número de conexões simultâneas e desempenho em alta carga, são caraterísticas que fazem parte dos Testes de Performance. Estes, permitem-nos garantir que o software desenvolvido não apresenta problemas ou indisponibilidade quando em condições de insuficiência de recursos (memória, processamento, espaço em disco, etc.), trabalho com elevados picos de sessão ou quando o serviço é negado pelo sistema. Através destes resultados, é possível analisar o tempo médio de carregamento dos recursos, a velocidade da página e apresentar sugestões de melhorias, sempre que aplicável. Se deseja ter um site otimizado, este teste é fulcral!

VANTAGENS DE TESTES DE PERFORMANCE

  • Verificação da qualidade do sistema desenvolvido
  • Análise e teste à capacidade da infraestrutura
  • Conhecer o número de acessos simultâneos suportados
  • Identificar o ponto de exaustão

Mas o Teste de Performance é composto pelas seguintes técnicas:

  • Teste de Carga: avalia o comportamento da aplicação em função do crescimento do número de utilizadores, permitindo encontrar o limite de capacidade e respetivo limitador (codificação, hardware, tempo de resposta, etc.). Isto é, o Teste de Carga analisa o comportamento da aplicação em condições normais e com elevados picos de carga.
  • Teste de Stress: é disparada elevada carga contra a aplicação, com o intuito de avaliar o seu comportamento perante cenários de crash, mas também, determinar a capacidade de recuperação e estabilidade do sistema.
  • Teste de Longa Duração ou Teste de Resistência (Soak Testing): determina se o sistema consegue suportar ou não, carga contínua durante um longo período de tempo, bem como utilizar a memória em condições semelhantes.
  • Teste de Subida Rápida: simula o rápido aumento do número de utilizadores em simultâneo, num curto período de tempo, com o intuito de averiguar se o sistema falha ou mantém o correto funcionamento perante uma mudança brusca no número de utilizadores.
  • Teste de Configuração: permite determinar o comportamento do sistema durante alterações de configurações de um componente do ambiente. Ex.: avaliar o comportamento depois de adicionar novos servidores.

Através da realização destes, e outros testes, são realizadas melhorias ao nível do desempenho do website, garantindo um rápido carregamento de páginas e de scripts e folhas de estilo.

Tenha uma presença online bem-sucedida e apresente rapidamente os seus produtos online!