(SEO) Otimização para os Motores de Pesquisa


Já imaginou a sua empresa nos primeiros lugares dos resultados dos Motores de Pesquisa?! Sim, leu bem, a sua empresa pode estar no topo do Google! Como? Nós explicamos!

Através da Otimização para os Motores de Pesquisa (SEO – Search Engine Optimization), são aplicadas técnicas, métodos ou estudos que visam melhorar o posicionamento das páginas e websites nos motores de pesquisa. O principal objetivo do SEO é a pesquisa orgânica através de palavras-chave (keywords) para determinado target e empresa. Assim, quando um utilizador realiza uma pesquisa no Google ou outro motor de pesquisa, são-lhe devolvidos os resultados orgânicos que têm uma relação direta com o termo pesquisado. Sendo que os primeiros lugares dos resultados de pesquisa, cabem às melhores posições (definidas por diversos algoritmos, que analisam diversos fatores), que por sua vez possuem maior probabilidade de receber tráfego, cliques, novas visitas e aumentar as suas vendas.

Mas por que é que deve investir em SEO? – Benefícios

  • Aumento do tráfego: quanto melhor o posicionamento, maior o número de cliques nas primeiras posições dos resultados de pesquisa
  • Mais pesquisas: ao utilizar palavras-chave relacionadas com o seu target e negócio, contribui para que os motores de pesquisa armazenem um maior número de páginas, sendo posteriormente sugerido a um maior número de pesquisas
  • Aumento de Vendas: com uma estratégia para angariar e captar leads, o número de pessoas que vêm e consultam os seus produtos ou serviços é maior, aumentando consequentemente a probabilidade de venda
  • Análise e Monitorização (ROI): por se tratar de uma técnica implementada online, é possível utilizar ferramentas de análise de tráfego, calcular o ROI, identificar as keywords mais relevantes, a origem dos clientes e do tráfego e as páginas e conteúdos onde deve investir

Mas recordamos que o trabalho de SEO é contínuo de médiolongo prazo, uma vez que não apresenta resultados imediatos, pois são necessários pelo menos 6 meses para observar resultados. É necessário analisar os termos de pesquisa mais relevantes para si, o tipo de pesquisas que o seu target faz e em que altura as realizam. Avaliados estes pontos, o website é otimizado com o intuito de aumentar o tráfego, através do endereço da página, mapa do site, título da página, conteúdos introduzidos, etc. Sendo que este último é um dos mais importantes!

Como pôde verificar, o SEO é uma ferramenta essencial para qualquer empresa com presença online, uma vez que é através dos motores de pesquisa que os utilizadores procuram informações sobre determinado produto ou serviço, que pode ser o SEU! Não dê o primeiro lugar nos motores de pesquisa aos seus concorrentes!