Analítica Web


Sabe qual é a origem dos utilizadores do seu website? Quanto tempo permanecem em média e quantas páginas visualizam por sessão? Estas e outras métricas, permitem-nos recolher informações relevantes sobre o utilizador do website, o que por sua vez, nos ajuda a adaptar a estratégia em função dos resultados obtidos e a melhorar a experiência de navegação do utilizador.  

Contrariamente ao Outbound Marketing (Marketing Tradicional), no Inbound Marketing (Marketing Digital), é possível analisar, mensurar e verificar os resultados de TODAS as ações implementadas! A análise de KPIs (Key Performance Indicators) e métricas provenientes da Estratégia de Marketing e Comunicação, devem ser analisadas (Analítica Web) regularmente com o intuito de aumentar a receita da empresa e reduzir os custos da mesma. É através deste reporting que se determina a eficácia do esforço e investimento aplicado.

O QUE É QUE CONSEGUIMOS SABER SOBRE OS VISITANTES DO WEBSITE?

  • Dados sociodemográficos (País, cidade, idioma, género e idade)
  • Frequência de Visita (Novo Visitante ou Visitante Repetido)
  • Dispositivos utilizados (desktop, laptop, smartphone ou tablet)
  • Resultados de Campanhas de Google Adwords
  • Resultados dos objetivos definidos
  • Origem do tráfego social (Facebook, Linkedin, Instagram, etc.)
  • Páginas mais visualizadas (e as que incentivam ao abandono do website) e tempo de permanência
  • Velocidade do website
  • Termos de pesquisa mais utilizados pelos visitantes do website

VANTAGENS DA ANALÍTICA WEB

  • Analisar o desempenho de páginas diferentes do website
  • Identificar o caminho percorrido pelo utilizador
  • Otimização do website para os motores de pesquisa (SEO)
  • Estratégia de copywriting e marketing de conteúdos
  • Segmentação do público-alvo
  • Definição do Plano de Conteúdos
  • Análise das temáticas mais importantes

Mais que definir e implementar Estratégias de Marketing e Comunicação inovadoras, é fulcral que estas vão de encontro às necessidades e objetivos do seu público-alvo e para que tal aconteça, é necessário analisar, medir, testar, voltar a analisar, a medir e a testar (este processo denomina-se Analítica Web)! Deste modo, é possível melhorar a performance do website ou página web e fomentar os resultados pretendidos.

E você, tem analisados os resultados e definida a Estratégia mais acertada para atingir o seu target?!