Validação da Ideia


A Validação da Ideia abrange duas áreas distintas que se complementam entre si, a análise ao negócio e o projeto per se. Todavia, neste caso o foco será a Ideia de Negócio, o ato de criar algo, observar a realidade ou constatar uma necessidade de mercado. Definida a ideia e objetivo geral e específicos, avança-se para a estruturação do negócio, que trata o ponto de partida do mesmo, avançando do insight criativo para o início do processo de validação.

A Validação da Ideia assemelha-se a um “Test-drive” para o seu produto ou serviço, que pode ser realizado através dos canais de comunicação online (landing page, blogue, formulários de contacto e anúncios PPC) ou offline (entrevistas, questionários, focus group, etc.).

Processo de Validação da Ideia:

#1 Avaliação da ideia de forma imparcial

#2 Recolher feedback da amostra

#3 Criação de um MPV (Minimum Viable Product)

Mas o que é um MPV? Um protótipo do seu produto ou serviço, que permite testar situações reais de consumo ou utilização (ex.: App Móvel), trata-se da versão mais simples do mesmo, que por sua vez representa a sua Proposta Única de Venda!