Pesquisa de Mercado


Mais que recolher informações sobre o mercado, o target e a concorrência, a Pesquisa de Mercado permite orientar e definir as decisões prioritárias a tomar em cada fase do projeto/ marca/ produto/ serviço. Esta pode ser de dois tipos:

  • Pesquisa Primária: recolha de informações sobre os resultados de vendas e concorrência, através de entrevistas, pesquisas, questionários ou focus group (amostra de potenciais consumidores).
  • Pesquisa Secundária: análise e avaliação de dados que já foram publicados por outras entidades, para observação da concorrência, referências e identificar targets.

Mas para que serve a Pesquisa de Mercado?

Para lançar um novo produto ou serviço no mercado, conhecer o perfil do target (dados sociodemográficos, personalidade e estilo de vida ou comportamento face ao produto/ serviço) e respetivas necessidades, perceber a estratégia utilizada pelos concorrentes, analisar os fornecedores, dimensionar o mercado, identificar novas tendências e avaliar a performance dos produtos ou serviços.

Recomendações:

  1. Definir o produto/ serviço a lançar no mercado
  2. Identificar os potenciais clientes e respetivas caraterísticas
  3. Criar um conjunto de questões a colocar
  4. Analisar os resultados e definir as ações a implementar

Assim, considera-se a Pesquisa de Mercado uma etapa fulcral, pois fará toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um novo produto/ serviço no mercado!