Mobile App Design


Utilizadas por cada vez mais pessoas, para os mais diversos fins, as Apps Móveis além de úteis e relevantes, prestam serviços ou representam um canal de venda para determinado produto. Diariamente são instaladas inúmeras Aplicações Móveis em todo mundo, tendo atingido mais de 200 bilhões de instalações só em 2017! O potencial de crescimento é notório e as empresas de diversos setores testam a sua viabilidade junto do respetivo target, uma vez que representam uma oportunidade de negócio e canal de comunicação online.

Atualmente os utilizadores recorrem cada vez mais aos Smartphones durante o processo de decisão de compra e por curtos períodos de tempo (micro-momentos), pelo que a sua experiência de navegação deve ser eficiente e agradável. Para tal é necessário conhecer os utilizadores:

  • Personas: personagens fictícias criadas a partir do comportamento esperado do seu target
  • Cenários do Utilizador: fornecem informações sobre a forma como a persona irá reagir a determinado estímulo, permitindo o desenvolvimento de uma interface adaptada ao utilizador
  • Mapas de experiência: análise das condições possíveis para determinada interação, mediante as emoções e circunstâncias de cada interação

Findo este processo, começamos por desenhar e esboçar em papel (Sketching Inicial) as diferentes funcionalidades da Aplicação Móvel, bem como respetivo design, avançando para a fase seguinte: Iteration Design Process.

Fases do Mobile App Design:

  • Sketching inicial
  • Maquetes
  • Protótipos
  • Produto real

É importante que o desenvolvimento de cada uma das fases, seja acompanhado por um fluxograma, que evidencie o caminho realizado pelo utilizador através do software. Além de que, o design da Mobile App deve facilitar as tarefas simples e comuns, comunicar de forma clara e no idioma do utilizador e fornecer atalhos úteis para o mesmo. Deste modo é possível deter um equilíbrio entre o design e as funcionalidades da Aplicação Móvel!