Com uma panóplia de dispositivos móveis cada vez maior, os websites e páginas web têm de estar aptos para apresentar os seus conteúdos em qualquer ecrã, independentemente do seu tamanho! Pois o elevado nível de exigência do consumidor, assim o obriga. Doravante, toda e qualquer página, canal web ou website TEM de funcionar em qualquer dispositivo, pelo que se realizam Testes Responsive!
PORQUÊ?
Atualmente o consumidor realiza inúmeras pesquisas online, em diversas plataformas através de diferentes devices, antes de adquirir determinado produto ou serviço. Ele pode por exemplo, visitar o seu website através do smartphone e realizar a compra através de desktop. Mas para que tal aconteça, é necessário criar um design responsivo (responsive)!
Num design responsivo as imagens redimensionam automaticamente de acordo com o tamanho da tela, os botões/ links são adaptados para interface touch, é aplicada geo-localização e deve proporcionar-se a mudança automática na orientação do aparelho (vertical ou horizontal). Além das opções básicas, é relevante adicionar funcionalidades mais específicas mediante o target do website ou página web.
No entanto, o design responsivo não fica por aqui, o Google alterou recentemente o seu algoritmo para privilegiar os websites responsive e as pesquisas através de dispositivos móveis!
Mas para que todas as alterações funcionem corretamente é necessário realizar diversos testes, para avaliar o comportamento e tempo de resposta do website nos diferentes dispositivos, sistemas operacionais e motores de pesquisa e avaliar o tamanho de tela, para deste modo garantir uma melhor experiência ao utilizador!