Sabe como é que o seu website ou página web aparecem noutro motor de pesquisa, sistema operativo ou com resolução de tela diferente?! O layout, as margens, a fontes de exibição, os textos e outras caraterísticas do website, podem mudar totalmente quando observados num motor de pesquisa, sistema operativo ou resolução de tela, que seja diferente das que tem definidas no seu computador.
E como sabe, a tecnologia e a internet não param de evoluir, pelo que os websites, páginas web ou blogues, devem recorrer ao Cross-Browser ou Testes em Browsers.
Mas o que é o Cross-Browser?
É a capacidade de um website ou aplicação web, suportar diversos motores de pesquisa na Internet, como o Google Chrome, o Internet Explorer, o Firefox, o Microsoft Edge, etc, independentemente da tecnologia (HTML, CSS, Javascript).
Por que é que devem ser realizados Testes de Cross-Browser?
A sua realização é de extrema importância uma vez que permitem avaliar o visual e usabilidade do website ou página web nas diferentes versões dos motores de pesquisa. Deste modo, é possível garantir que todos os utilizadores observam corretamente o website, independentemente do motor de pesquisa utilizado, evitando a perda de clientes. Veja o seguinte exemplo: o utilizador acede ao seu website através de um motor de pesquisa diferente do seu e não consegue terminar o processo de compra porque o formulário final aparece cortado ou não é sequer apresentado. O que é que acontece?! Este utilizador vai procurar o mesmo produto ou serviço na concorrência!
Através dos Testes de Cross-Browser é possível avaliar a aparência do website, a navegação, os formulários, os mapas, entre outros, prevenindo barreiras à entrada de novos utilizadores ou clientes. Durante este processo, devem considerar-se três fatores:
É a combinação destes três fatores que permite uniformizar o layout, margens, formulários e outros aspetos gráficos do website ou página web, nos diferentes motores de pesquisa.
Garanta uma excelente experiência de navegação aos seus clientes!