Apreciada por si numa primeira fase, por nós depois do primeiro contacto e pelo consumidor final aquando lançada no mercado, a Apreciação da Marca pode ser algo transversal.
Por Apreciação da Marca, entende-se a compreensão total de uma marca/ produto/ serviço, através dos seus atributos (nome, logotipo, elementos visuais, slogans) e da perceção das necessidades dos seus consumidores. Trata-se de um processo genuíno com os consumidores, pois é uma forma destes estabelecerem um relacionamento com a marca per se e valorizarem a marca pelo que é e representa no mercado (os seus valores, ideais, produtos, serviços, etc.).
Mas qual é a utilidade da Apreciação da Marca?
Mais que apresentar a marca e dar a conhecê-la ao mercado, é fulcral que seja reconhecida pelo consumidor. Seja através de uma memória, uma experiência única, um produto/ serviço exclusivo ou simplesmente por se identificar com a marca, deve-se incentivar o consumidor a reconhecer a marca, uma vez que este processo influencia fortemente o processo de decisão de compra.
O reconhecimento da marca é um dos seus principais ativos, pois agrega valor ao produto, serviço ou empresa e pode resultar em vantagens competitivas a longo prazo.