Também conhecido como Comércio Eletrónico ou Lojas Online, o e-Commerce é atualmente um dos principais canais de venda mais utilizados em todo mundo, com elevada tendência de crescimento. Refere-se à compra e/ou venda de produtos ou serviços através da Internet, apresentando inúmeras vantagens para o consumidor, retalhista e empresa. Através do e-Commerce ou Lojas Online, as empresas disponibilizam os seus produtos/ serviços na Internet, a nível nacional ou global, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Os consumidores não têm qualquer restrição temporal, nem física, pois podem aceder facilmente à sua loja através de um Smartphone, iPhone ou Tablet, a qualquer hora, em qualquer lugar! Além de usufruírem de mais fontes de informação sobre o produto ou serviço que pretendem adquirir, antes de o comprar, podem consultar o feedback e reviews de outros clientes.
Todavia, as vantagens para a empresa também são notórias, nomeadamente:
Mas repare que o e-Commerce não é limitado ao segmento B2C (business to consumer), também pode ocorrer em B2B (business to business), dependendo do target da sua empresa.
COMO FUNCIONAM AS COMPRAS EM LOJAS ONLINE?
#1 Pesquisa do produto/ serviço a adquirir
#2 Seleção da marca ou empresa (ou fornecedor se aplicável)
#3 Escolha do produto/ serviço no website
#4 Adicionar ao carrinho/ encomendar
#5 Inserção dos dados de faturação, bem como morada de entrega
#6 Seleção do método de pagamento (Cartão de Crédito, Referência Multibanco, Paypal, Transferência Bancária, etc.)
#7 Pagamento
#8 Receção/ Levantamento da encomenda/ produto
Mas não basta que tenha os seus produtos/ serviços disponíveis online, é necessário definir e criar Estratégias de Marketing Digital que o ajudem a obter os resultados esperados.
Na Double criamos soluções que potenciam o seu negócio online, através da maior montra do mundo: a Internet.