Não são apenas os negócios online que necessitam de uma montra digital, mas também os negócios com espaço físico! E acredite que cada vez mais é importante as empresas/ negócios, terem uma forte presença online, dando particular destaque ao website (mas não só). Pois os consumidores apenas consideram as empresas/ marcas que conseguem encontrar online, pelo que ter um website é uma obrigação de qualquer empresa/ negócio. Mas não basta ter um website, é preciso ter “O Website”, que represente os seus valores e ideias da marca, divulgue os seus produtos/ serviços e contribua para fidelizar o seu público-alvo.
Construído em linguagem HTML5, CSS3 e Javascript ao nível do frontend, e .NET com C# e MS SQL Server para o backend, o website é a montra online do seu negócio, pelo que deve manter a coerência e respeitar os valores da marca.
MAS O QUE É O FRONTEND?
De forma simplificada, o frontend representa o site, ou seja, a interface gráfica/ de interação com o utilizador (user experience), seja ela para desktop, mobile ou tablet. Sendo utilizada a linguagem de HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilo) e Javascript (linguagem que permite ao utilizador interagir com os conteúdos do website), que por sua vez, darão “vida” ao trabalho do web designer.
Ex.: imagens, links, botões, algum texto, janelas pop-up, entre outros.
E O BACKEND?
Enquanto o backend, diz respeito ao painel administrativo do website, ao seu backoffice/ servidor, que permite gerir o conteúdo, adicionar páginas, publicar artigos no blogue, etc. Por norma é composto por:
Na Double utilizamos a linguagem .NET com C# e MS SQL Server no backend, que por sua vez permite ao website recolher informações de um servidor, dados online e arquivos (posteriormente apresentados no browser).
Afinal torna-se mais fácil perceber quais são as diferenças entre o backend e o frontend, não acha?!