Quanto custa um website ( simples, profissional ou institucional, loja online )?


19 mai, 2020 23:00

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Nesta fase em que todos nós fomos obrigados ao confinamento e reajustámos as nossas rotinas e hábitos de consumo, o mesmo aconteceu ao seu cliente, que outrora adquiria os seus produtos e/ ou serviços através da sua loja física, no mercado "tradicional" - offline. Porém, atualmente o principal canal utilizado pelos consumidores para compra de serviços/ produtos, é online, uma vez que permite maior flexibilidade, está disponível 24/7 e permite total liberdade de compra (em qualquer lugar, a qualquer hora). Já reparou que o comércio online é agora a alternativa (e solução a longo prazo) para manter e aumentar a sua receita?! 

Mas o que é preciso para transformar um negócio físico, num negócio digital? Já sabe a resposta, um WEBSITE! Seja ele mais simples, corporativo/ profissional, com uma loja online ou totalmente desenvolvimento à medida

 

 

E quanto custa um website?

Existe uma tabela de preços para a criação do website? Que orçamento disponibilizar? Estas são algumas das perguntas que já se colocou a si mesmo e nas quais está a pensar neste momento! O investimento é variável e para lhe respondermos à questão, é preciso ter em conta quais são os seus objetivos. Pretende um website para divulgar a sua marca? Ser encontrado pelo seu cliente ou mantê-lo informado sobre as novidades? Ou por outro lado, precisa de um website com login para o cliente, integração com as redes sociais, gestão de stocks e pagamentos online?

Não desespere, vamos ajudá-lo ao longo deste artigo a identificar as principais variáveis, bem como apresentar alguns valores de referência para a criação de um website, que o ajudarão a tomar uma decisão mais ponderada. 

NOTA: Alertamos para o facto de os valores apresentados não serem vinculativos, mas sim um valor médio a investir num website profissional, pensado e otimizado de acordo com os seus objectivos. 

 

 

O que deve de saber antes de solicitar um orçamento?

  1. Características de um Website Simples - até 5 páginas

  2. Um Website Institucional/ Profissional para startups, organizações, empresas

  3. Os seus produtos/ serviços, à venda numa Loja Online - eCommerce

  4. Um Website/ Software Corporativo desenvolvido à medida - 100% personalizado

1. Website Simples

Composto por um máximo de 5 páginas tipo - modelos de páginas -.

Vamos pegar no exemplo fictício de um pequeno salão de cabeleireiros, que pretende essencialmente apresentar os seus serviços e contactos com um formulário para pedido de marcações ou contacto. Neste caso o investimento contempla 4 páginas tipo, sendo elas:

  •  Homepage: 
    • Cabeçalho inicial
    • Slideshow com imagem e texto ou vídeo representativo do espaço comercial e equipa
    • Secção de destaques (com serviços, membros da equipa, promoções, notícias...)
    • Outras secções podem ser: preçário e formulário para marcações
  •  Quem somos
    • Página com informação descritiva da empresa
  • Serviços
    • Apresenta a listagem de todos os serviços, que neste exemplo poderiam ser: Corte homem; Corte mulher; Pintura; Madeixas; Alisamento
  • Contactos
    • Telefone, email, redes sociais, localização
    • Formulário de contacto
    • Messenger chat ou outro

 Identificado o número de páginas tipo, segue-se a fase da componente visual.

Qual é a importância que dá ao facto de o seu Website ser desenhado em exclusivo para si? 

  • "Não muito! O meu principal factor de decisão é o preço, pretendo apenas estar presente na internet e não me importo que o meu website se pareça muito a outro cabeleireiro." Se esta foi a sua resposta, então poderá optar por um template pré-feito, que servirá de ponto de partida para a nossa equipa montar o seu website. Mas atenção, esta não é a nossa sugestão, embora entendamos que nem todos os negócios pretendam investir num website com design exclusivo. A utilização de templates tem alguns inconvenientes, e é importante que os conheça antes de tomar uma decisão final:
    • O aspeto visual do template será comum a outros websites (como o do seu concorrente por exemplo)
    • Geralmente os templates contêm mais código do que o necessário, tornando assim o seu website mais lento e afetando consequentemente, o seu posicionamento nos motores de pesquisa
    • Limitação gráfica e funcional, "what you see is what you get". Embora possam sempre ser adicionadas funcionalidades e componentes extra, ao fazê-lo tornará o projeto provavelmente mais caro do que se tivesse sido planeado de raíz para si
    • INVESTIMENTO: 1.000€* (*número de páginas tipo X preço por página -250€-)
  • "Alguma! Não quero que o meu website seja igual ao do vizinho. Pretendo um website com um design único"
    • INVESTIMENTO: 2.250€* (*Número páginas tipo X preço por página -750€-)

 

2. Website Institucional/ Profisional

A criação de um website profisional para uma instituição ou startup, que pretenda transmitir uma forte presença online e que represente os seus valores e missão, requer uma análise da marca per se, dos seus concorrentes, bem como dos seus clientes ou público-alvo. Assim sendo, esta opção 2) é recomendável aliada a uma estratégia de marketing. Conciliando design, interface user friendlyotimização para os motores de pesquisa (SEO), estrategicamente implementados para atingir o seu público-alvo e objetivos.

  • INVESTIMENTO: 2.250€* (*Número páginas tipo X preço por página -750€-)

Porém, para esta categoria de websites, aconselhamos os seguintes serviços adicionais:

  • Copywriting: o contéudo do seu website deverá ser pensado para responder às questões do seu potencial cliente, bem como para acrescentar valor à marca e distingui-la da concorrência
  • SEO (Optimização para os motores de pesquisa): uma vez criado o conteúdo é necessário otimizá-lo, utilizando termos de pesquisa atuais, definindo os títulos e descrições de cada página e apresentando o nome de cada imagem (alt-text)
  • Blog/ Notícias: tenha em conta que um dos fatores mais importantes para o Google é a qualidade e frequência da informação publicada. Se pretende estar e ficar nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa, crie e otimize regularmente notícias, case studies ou outras informações relevantes
  • Newsletters: mantenha os seus clientes e potenciais clientes atualizados e informados, envie-lhes campanhas exclusivas, dicas de utilização, novas peças/ produtos, divulgue parcerias, entre outras
  • Gestão de redes sociais: não deve estar em todas, mas apenas naquelas onde o seu cliente está, garantindo rápidas respostas, conteúdos interessantes e aproveitando que se tratam de um canal de comunicação bilateral

 

  • INVESTIMENTO GERAL: para projetos desta dimensão, o investimento começa nos 3.500€, podendo ir até aos 10.000€, variando em função da quantidade de páginas e conteúdos necessários para as mesmas.

 

3. Website com Loja Online 

A criação de uma Loja Online (e-Commerce) tem por base os mesmos requisitos que um Website Institucional/ Profissional, mas desta feita, requer sobretudo o seu planeamento e gestão. O investimento associado a este serviço varia em função das funcionalidades que pretenda disponibilizar.

Vejamos os próximos exemplos de negócios fictícios, que o ajudarão a compreender melhor a forma como determinada funcionalidade tem implicação no preço final. 

A) Empresa Pequena - Sapataria Happy Feet

Com uma pequena loja aberta ao público, a Happy Feet prentende iniciar vendas online. Mas tendo em conta o reduzido orçamento disponível para o website, optaram por não integrar com qualquer serviço de pagamentos, cálculo de valores de entrega e faturação. Na realidade pretendem somente uma montra virtual que funcione como portal de encomendas, permitindo aos utilizadores verificarem os produtos disponíveis e encomendarem via formulário de check-out. Os custos de entrega serão suportados pelo cliente final da Happy Feet e pagos em contra entrega, pelo que a sapataria contactará o seu cliente indicando o custo do envio antes de processar a respetiva encomenda.

INVESTIMENTO: uma loja desta natureza poderá começar nos 2.000€, todavia, se adicionarmos os serviços de marketing (Ex.: optimização para os motores de pesquisa e criação de conteúdos), o valor passará a 3.500€. 

B) Empresa de Electrodomésticos - Electrotudo

Tem algumas lojas físicas espalhadas pelo país, no entanto não tem presença online. Pretende criar uma loja online para divulgar os seus produtos e serviços, que permita receber pagamentos e gerar faturas diretamente no software de faturação. Quanto ao custo da entrega do produto/ serviço, este será calculado no website através das seguintes variáveis.

  • localização do cliente final da Electrotudo (continente ou ilhas)
  • peso do artigo (gr, kg)

A Electrotudo não terá sistema de acompanhamento da entrega (tracking da encomenda), por isso o seu cliente não saberá quando é que o artigo saiu do armazém, nem quando é que iniciou a rota, ser-lhe-à apenas apresentada uma data expectável de entrega.

Funcionalidades extra:

  • Programação e Design - 2.000€
  • Marketing digital - 1.500€
  • Cálculo do custo de entrega por região/ peso - 500€
  • Pagamentos por multibanco- 1.000€
  • Pagamentos com Cartão de Crédito/ Débito - 1.000€
  • Integração com Software de Faturação  - 1.000€

INVESTIMENTO: 5.000€

C) Empresa de Decoração e Mobiliário - DecorPT

Tem uma fábrica no norte de Portugal e atualmente vende apenas para o mercado do retalho. Tem como objetivo começar a vender ao cliente final do mercado externo no setor de luxo. Pretende criar uma loja online para vender os produtos da sua gama premium e ter um serviço completamente automatizado com a sua cadeia de venda e de produção, pelo que para isso, pretende integrar a loja com o seu ERP (Enterprise Resource Planning), onde será gerido todo o backoffice da loja. Já detém uma estratégia de marketing e a implementação da mesma não fará parte deste orçamento, bem como não o farão os valores de fotografia de produto, vídeos de demostração, copywriting e optimização para os motores de pesquisa, uma vez que já que possuem "in-house" um departamento de marketing que ficará responsável pela promoção e divulgação da loja.

Funcionalidades extra:

  • Programação e Design - 10.000€ (integração total com o ERP, encomendas, stocks, produção etc.)
  • Pagamentos com Cartão de Crédito/ Débito - 1.000€

INVESTIMENTO: 11.000€

 

4. Website corporativo/ software desenvolvido à medida (totalmente personalizado)

Se a sua empresa tem uma necessidade e objetivos específicos, poderá então optar por uma solução de desenvolvimento à medida, seja por integração com outras aplicações ou através de funcionalides à medida

INVESTIMENTO: será sempre calculado de acordo com o que fôr definido em fase de levantamento de requisitos, mas o valor mínimo é de 5.000€. Compreenda que se tratam de casos únicos e têm de ser orçamentados individualmente. 

 

Em suma, não existe um valor que possamos dar como garantido, mas tendo em conta a informação apresentada neste artigo já terá uma ideia mais concreta daquilo que pretende. Se está certo de que é altura para avançar e já sabe quais os serviços e/ou funcionalidades que pretende para o seu website, FALE CONNOSCO!


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