Costumas fazer backups aos teus documentos e informações empresariais?


25 jan, 2017 09:00

Partilhe esta notícia:

A grande verdade é que estamos cada vez mais dependentes das Novas Tecnologias, e consequentemente dos computadores e dispositivos móveis, como o Smartphone e Tablet e já pouco utilizamos o papel e a caneta (salvo raras exceções). Hoje em dia os arquivos, ficheiros, documentos, acessos, contratos e propostas comerciais, são rapidamente armazenados no computador da empresa, onde podem ser facilmente consultados, editados e analisados sempre que necessário. Mas como é que seria se de repente perdesses toda essa informação?! Todos os emails de clientes, bases de dados, artigos, faturas, lançamentos, dados financeiros entre outros?! Além de representar um grande prejuízo para a empresa, era uma situação irreversível (lamentamos informar, mas é trabalho perdido), pois jamais recuperarias a informação perdida, a menos que faças Backups com regularidade!

MAS O QUE É UM BACKUP?

Um Backup é uma cópia de segurança, de todos os dados (arquivos) e informações da empresa, com o intuito de garantir que estes estejam SEMPRE disponíveis para recuperação em qualquer cenário: incêndio, hackers, formatações de computadores, vírus, furto, inundação, falta de energia, entre outros. Trata-se de uma medida preventiva, que permite recuperar a qualquer momento, toda a informação da empresa até à data em que o Backup foi realizado, pelo que é conveniente que o mantenhass atualizado.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Identificar a que ficheiros deve fazer Backups: documentos, Bases de Dados, Email, fotografias, arquivos, contactos etc.
  • Periodicidade dos Backups: definir quantas vezes será realizado um Backup e com que intervalo de tempo, sendo que deverás optar por horários em que o servidor é menos utilizado (hora de almoço ou final do dia). Por norma fazemos sempre 2 Backups por dia, sendo que um deles fica armazenado na própria empresa e o outro num local externo à mesma, 1 mensal e 1 anual.
  • Destino da Cópia Externa: aconselhamos que o Backup seja realizado em dispositivos de armazenamento externos ao servidor, nomeadamente: computadores, CR-ROM, DVD-ROM, HD, Pen Drive, Fitas DAT, Cloud, etc.
  • Armazenamento do Backup: findo o Backup, este deve ser devidamente identificado e armazenado numa localização física (SEGURA) distinta da de origem.
  • Testes de Integridade: tratam-se de uma simulação real e verificam se os dados e informações armazenadas, reúnem as condições necessárias para serem restauradas se necessário.

TIPOS DE BACKUPS

Apresentamos de seguida, as principais formas de armazenar Cópias de Segurança:

#3 Manual para o mesmo computador: além de ser a forma mais fácil (e caseira) de fazer Backups, é também a que tem mais riscos associados, uma vez que os ficheiros permanecem no mesmo computador, mas numa pasta distinta. Caso a tua máquina tenha algum defeito ou problema no disco rígido (HD), seja afetada por um vírus ou qualquer outro dano, os seus dados e respetivo Backup, serão perdidos para SEMPRE.

#2 Para Dispositivos de Armazenamento de Dados (Discos Externos, DVD, Pen Drive ou HD Externo): mais seguro que o anterior, neste método os seus ficheiros são armazenados num local diferente do computador de origem, permitindo o acesso à Cópia de Segurança. Todavia, estes dispositivos podem apresentar defeitos e/ ou falhas, bem como têm o seu desgaste natural.

#1 Para a Nuvem (Cloud): finalmente, a opção mais segura!

Neste método, os teus ficheiros e arquivos são copiados para um servidor localizado num destino totalmente diferente do computador de origem, designadamente para um Datacenter Nacional com elevado padrão de segurança (nem poderia ser de outra forma)! Deste modo, poderás aceder aos arquivos sempre e onde quiseres, basta que tenhas acesso à Internet.

CONCENTRA TODA A INFORMAÇÃO NA CLOUDCLOUD COMPUTING

A Cloud, a grande “vencedora” 🏆 de hoje, é sem dúvida alguma, a melhor forma para armazenar as Cópias de Segurança da tua empresa!

É extremamente SEGURA, PRÁTICA, RAPIDAMENTE ACESSÍVEL, permite uma FÁCIL RECUPERAÇÃO dos arquivos empresariais e concentra toda a INFORMAÇÃO num só LOCAL. Esquece a papelada, os Dispositivos de Armazenamento de Dados e a distribuição de informação em vários computadores! Os teus dados e arquivos empresariais são demasiado importantes para “andar a brincar” aos cabos USB e DVDs voadores! 😉 E certamente que já sabes qual é a importância dos Backups e por que os deves realizar com regularidade:

“SÃO A ÚNICA FORMA DE RECUPERAR OS DADOS E INFORMAÇÕES DA EMPRESA!”

Não corras o risco de perder os teus dados empresariais e garante a recuperação dos mesmos. Contacta-nos e conhece os nossos Planos!

#Double #AgenciaDigital #Backups #Cloud #CloudComputing


comments powered by Disqus