A importância das REDES SOCIAIS para as EMPRESAS!


03 jul, 2017 07:40

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Foi no passado dia 30 de junho de 2017, que celebrámos o Dia Mundial das Redes Sociais #SMDay, e a verdade é que hoje já não vivemos e/ou trabalhamos sem elas! 😇 Esta data foi comemorada pela primeira vez, em 2010, numa iniciativa da Mashable, para evidenciar a revolução digital que transformou os media, tornando-os num ambiente social.

Mas qual é a utilização das Redes Sociais no nosso dia a dia? Qual é a importância das Redes Sociais para as empresas?

Atualmente, as marcas e as pessoas utilizam as Redes Sociais para se conectarem, criar relações, conhecer hábitos, fortalecer ligações, estabelecer vínculos, criar conteúdo (empresas e utilizador – UGC User Generated Content) e até mesmo, para vender ou comprar produtos/ serviços e encontrar novas oportunidades. E através deste “novo” canal de comunicação, as empresas conquistam a confiança dos seus públicos, melhoram os seus resultados e aumentam conversões.

VANTAGENS DAS REDES SOCIAIS PARA AS EMPRESAS

#1 ESTÁ ONDE ESTÁ O SEU TARGET

Se pensa que o objetivo é estar presente em todas as Redes Sociais, está enganado! A sua empresa apenas deve ter uma Página Institucional nas Redes Sociais utilizadas pelo seu target, caso contrário, estará a comunicar para uma audiência demasiado vasta e a perder tempo e €.

#2 AUMENTA A NOTORIEDADE E VISIBILIDADE DA MARCA

Como sabe, a Internet quebra todas e quaisquer barreiras geográficas, pelo que as suas Redes Sociais podem ser observadas por utilizadores em todo o mundo, permitindo-lhe alcançar Novos Segmentos de Mercado.

#3 TRANSMITE UMA IMAGEM ATUAL E POSITIVA DA EMPRESA

A sua marca é constantemente avaliada pelo seu público, de diferentes formas e canais de comunicação. Mas através das Redes Sociais, onde deve criar sobretudo conteúdo relevante (Marketing de Conteúdo) para a audiência, consegue interagir de forma personalizada com o seu target, criando a pouco e pouco, uma reputação positiva.  

#4 DISPONIBILIDADE 365 DIAS/ ANO

Seja através do Facebook, Google+, Youtube, Twitter, Blogue ou outra Rede Social, os seus conteúdos, produtos ou serviços, estão disponíveis (visíveis) 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

#5 CRIA PROXIMIDADE COM O CLIENTE

O que outrora era mais difícil de concretizar, hoje em dia é possível através das Redes Sociais: proximidade. Estas permitem obter feedback dos clientes/ prospects em tempo real, melhorando consequentemente a qualidade dos produtos/ serviços da empresa e a experiência do cliente.

#6 AUMENTA O TRÁFEGO

Através da partilha de artigos e conteúdos do seu website nas suas Redes Sociais, estas funcionam como catalisador de tráfego para o seu website ou página web, melhorando a credibilidade e relevância do seu website aos olhos do Google.

Resultado? Maior PageRank.

#7 MELHORA O POSICIONAMENTO NOS MOTORES DE PESQUISA

No seguimento da vantagem anterior, os motores de pesquisa como o Google, analisarão TODOS os conteúdos publicados pela sua empresa nas diferentes plataformas online. E seguidamente, define a sua relevância face à concorrência (parece simples, mas não é! O algoritmo muda frequentemente e a guerra de conteúdos veio para ficar, mas nós temos a solução!).

#8 CONTRIBUI PARA A RECEITA DA EMPRESA

Mediante a implementação de uma Estratégia de Marketing e Comunicação eficaz, é expectável que a sua empresa melhore os resultados e aumente as vendas. No entanto, alertamos que NÃO é um processo imediato*! É necessário abordar e interagir (adequadamente) com o utilizador em cada uma das fases do Funil de Vendas, com o intuito de o captar.

*Ao nível das Estratégias de Marketing e Comunicação aplicadas em contexto digital, os resultados jamais são imediatos, mas pelo menos em 6 meses já é possível analisar métricas interessantes.

#9 FOMENTA A FIDELIDADE DOS CLIENTES

Para fidelizar os seus clientes e captar leads de qualidade, é importante que conheça exatamente quem é o seu público-alvo e saber quais são as suas necessidades e expectativas. Deste modo, deve começar por criar uma persona que represente o seu target, para seguidamente, adaptar a estratégia a implementar.

#10 BAIXO CUSTO FACE AOS RESULTADOS

Definida a estratégia a implementar, segue-se a criação e desenvolvimento dos Planos Editoriais/ Conteúdos, que podem incluir ou não, Campanhas Pagas nas Redes Sociais da sua empresa. Mas o grande benefício reside na possibilidade de segmentar as publicações e anúncios, de acordo com o perfil do seu público-alvo, aumentando consequentemente o seu alcance. No caso do Facebook, por exemplo, é possível apresentar determinado post/ anúncio ao maior número de utilizadores com probabilidade de clicar ou visualizar.

Se compararmos o investimento e respetivos resultados ao nível digital, com outros meios de comunicação (tradicionais), verificamos muitas vezes, que o investimento online continua a ser relativamente mais acessível. MAS, e há sempre um “mas”, tal dependerá sobretudo dos objetivos da sua empresa e do seu público-alvo.

#11 RECOLHA DE DADOS RELEVANTES SOBRE O TARGET

TODAS as Redes Sociais disponibilizam estatísticas com os resultados obtidos em cada publicação, seja em termos de alcance, cliques, visualizações, likes, comentários, partilhas, entre outros. Além de que, ainda é possível observar as principais caraterísticas sociodemográficas dos seus seguidores (género, faixa etária, localização, idioma, etc.).

 

Mas além do ambiente social proporcionado pelas Redes Sociais, observa-se também uma experiência sensorial ao nível da VISÃO e AUDIÇÃO. Sendo que, para as empresas, é de extrema importância ESCUTAR a sua audiência, para verificar as necessidades, expetativas, descontentamentos, experiências e tendências, do seu público-alvo.

Como vê, atualmente a presença nas Redes Sociais deve fazer parte de qualquer Estratégia de Marketing e Comunicação Empresarial. Deixe-se encontrar pelo seu target e melhore os seus resultados!

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