8 Mitos sobre as Redes Sociais!


11 jul, 2017 08:40

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As Redes Sociais são uma poderosa ferramenta de Marketing e Comunicação, que permitem às empresas criar e fortalecer as relações com o seu público-alvo. Mas devem ser utilizadas de forma estratégica e planeada, com perspetivas realistas sobre o que pode ou não, ser realizado. Pois independentemente dos objetivos que definir, precisa de um planeamento a médio longo prazo e de apresentar conteúdo relevante para o seu target.

Mas existem MITOS URBANOS que induzem as empresas a ter um comportamento errado nas Redes Sociais e até mesmo, a manterem-se afastadas das plataformas sociais. É por isso que hoje lhe trazemos este artigo, porque queremos ajudá-lo a usufruir de todo o potencial das Redes Sociais! Boas leituras 📖😉

8 MITOS SOBRE REDES SOCIAIS

#1 A MINHA EMPRESA NÃO PRECISA DE REDES SOCIAIS

Os consumidores passam cada vez mais tempo online e o seu target não será certamente exceção. Saiba que se ele estiver nas Redes Sociais, a sua EMPRESA também TEM de ter presença nas que são mais utilizadas pelo seu público-alvo! Além de que, este canal de comunicação é uma mais-valia (diríamos até que é indispensável) na sua Estratégia de Marketing e Comunicação.

#2 PRECISO DE ESTAR EM TODAS AS REDES SOCIAIS

Página Empresarial no Facebook, Youtube, Google+, Twitter, Instagram, Snapchat, Linkedin e podíamos continuar a enumerar as restantes Redes Sociais da lista. Mas a realidade é que a sua empresa NÃO DEVE estar em TODAS as Redes Sociais, mas apenas nas que fazem sentido face aos objetivos, target e resultados pretendidos. Certamente que não quer gastar e recursos em vão! Todavia, se a sua empresa for uma exceção, garanta uma estratégia ativa nas plataformas em que está presente.

#3 TER MUITOS SEGUIDORES É UM BOM INDICADOR

Quantidade nem sempre significa qualidade! Ou acha que pedir à sua rede de amigos/ conhecidos para “Fazer Like” na sua página, lhe traz algum retorno ou leads de qualidade? NÃO!

Se o seu objetivo passa por divulgar a marca, comece por criar uma ligação com a audiência, para posteriormente ter uma comunidade ou legião de seguidores (defensores da marca). Engagement é a palavra-chave!

#4 POSSO FAZER O MESMO POST EM VÁRIAS REDES SOCIAIS

Cada Rede Social tem um objetivo de comunicação, requisitos, funcionalidades e públicos distintos, tornando-a diferente das demais. É por isso que deve utilizar cada uma em função das suas especificidades e do seu target.

Vejamos o exemplo do Linkedin VS Instagram: enquanto a primeira é de caris profissional e institucional, a segunda apresenta sobretudo conteúdos de lifestyle, inspiração, moda, etc. Pelo que, é importante que perceba essa diferenças e as utilize em seu benefício!

#5 DEVO REMOVER CLASSIFICAÇÕES E COMENTÁRIO NEGATIVOS

Bem sabemos que por vezes é difícil ler críticas negativas, mas por outro lado, é uma oportunidade de mostrar à audiência que consegue controlar a situação e reconhecer o erro (se aplicável).

Este mito está diretamente relacionado com a Gestão de Crises Online (mas esse será um tema para outro artigo! 😉).

#6 OS RESULTADOS SÃO IMEDIATOS

Acha que consegue analisar resultados significativos nos primeiros 60 dias?! Então saiba que o período mínimo para obter resultados consistentes, varia de 6 a 12 meses. E entre este intervalo de tempo, são muitos os testes realizados ao nível do conteúdo da publicação, da imagem, do formato, entre outros, com o intuito de perceber qual é que funciona melhor (e gera mais retorno) para determinado target.  

#7 AS REDES SOCIAIS SÃO APENAS SOBRE OBTENÇÃO DE LEADS

Mesmo que esse seja o seu objetivo geral, não deve restringir a sua Estratégia de Marketing e Comunicação ao mesmo. Como lhe explicámos acima, criar uma comunidade online ou uma legião de seguidores para a sua marca, requer uma estratégia específica para a primeira fase do Funil de Vendas: ATRAIR (para numa fase final, VENDER).

Sabe que os utilizadores antes de adquirirem qualquer produto ou serviço, procuram informações detalhadas sobre o mesmo, em diversas plataformas online, como as Redes Sociais?! Dão importância principalmente aos comentários dos outros utilizadores e às reviews atribuídas à marca.

#8 OS POSTS SÃO SUFICIENTES PARA AUMENTAR A NOTORIEDADE DA MARCA

Não! Para aumentar a visibilidade e notoriedade de uma marca (especialmente se se tratar de uma marca nova no mercado), a sua Estratégia de Marketing e Comunicação deve aliar ações nos medias tradicionais (Outbound Marketing) e nos digitais (Inbound Marketing).

 

CONCLUSÃO

Se chegou até aqui, damos-lhe os parabéns! Demonstra que tem interesse em melhorar a sua presença online e aumentar os seus resultados. Agora que já conhece os mitos sobre das Social Media, está na hora de “meter as mãos” nas Redes Sociais da sua empresa e perceber as potencialidades das mesmas!

Antes de ir, confesse-nos: acreditava em algum destes mitos? Qual? Partilhe a sua opinião nos comentários!

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