#1 Wearables e Smartwatches
De estilo desportivo para uma corrida ou mais clássico para uma reunião, em aço ou em pele, para o “menino e para a menina”. São cada vez mais diversificados os modelos e design dos smartwatches e wearables disponíveis no mercado.
De aparência semelhante à de um relógio de pulso, os smartwatches apresentam uma panóplia de funcionalidades que permitem ao utilizador usar o dispositivo para fazer desporto, medir o ritmo cardíaco, aceder ao email e rede Wi-fi e usufruir de várias aplicações para iOS e Android.
#2 Casas High-Tech
A evolução das novas tecnologias não se limita somente aos equipamentos eletrónicos e portáteis! Atualmente, em algumas Casas High-Tech, todos os eletrodomésticos e equipamentos do lar, já estão ligados em rede!
Através de um sistema de controlo e gestão remoto, poderá registar e gravar receitas, analisar a qualidade do ar, programar a máquina da roupa através do tablet ou smartphone, ligar equipamentos com a sua voz e ser informado, por notificação, sempre que a validade dos alimentos se estiver a aproximar do fim e a porta do frigorífico estiver aberta. Também as avarias elétricas e de canalização serão facilmente detetadas através de aplicações para os dispositivos móveis.
#3 Realidade Virtual vs Realidade Aumentada
Enquanto que a Realidade Virtual cria um ambiente de navegação, a Realidade Aumentada melhora e aumenta o seu contacto com o meio envolvente. Ambas permitem experiências únicas em videojogos, no cinema e até mesmo na divulgação e comunicação de produtos/ serviços.
#4 Segurança e Privacidade
Se outrora tínhamos acessos distintos para as várias plataformas online, telemóveis e computadores, o mesmo não acontece nos dias de hoje! Atualmente todos os dispositivos estão ligados em rede, facilitando consequentemente o acesso a hackers, colocando em perigo a nossa segurança e privacidade.
Deste modo, os conceitos de segurança e privacidade ganham outra relevância quando associados à Internet Of Things, onde os utilizadores revelam maior interesse e cuidado com as informações disponibilizadas online.
#5 Internet Of Things
Tal como referido anteriormente, todos os equipamentos estão conectados de alguma forma, seja por automatismos, aplicações ou acessos partilhados.
A IOT permite assim a conexão e controlo constantes de todos os equipamentos e gadgets, que de algum modo estão conectados à internet e trocam dados e informações entre si. Prevê-se que o número de objetos e equipamentos ligados entre si, aumentem nos próximos anos.
#6 Personalização
A comunicação de massas (igual para todos) deixou de existir, sendo substituída pela personalização da mensagem, destinada somente à “Maria” e ao “António”. A individualidade e os interesses de cada um são cada mais relevantes e pertinentes para as marcas e empresas, que procuram estar onde o consumidor está e conhecê-lo cada vez melhor.
As estratégias tradicionais de comunicação têm agora de se adaptar a uma nova realidade: cada consumidor é único e especial!
#7 Word-Of-Mouth
O passa a palavra é cada vez mais importante para os consumidores e para as marcas! Antigamente, as informações disponíveis sobre um produto/ serviço eram suficientes para a realização da compra do mesmo, no entanto, nos dias de hoje o mesmo não acontece.
Procuramos cada vez mais detalhes sobre o que pretendemos adquirir e damos especial atenção às opiniões dos amigos, familiares e outros utilizadores, no momento de decisão. Deste modo, os “novos” consumidores são os verdadeiros embaixadores da marca e brand lovers!
#8 Dispositivos móveis
Os dispositivos móveis tornaram-se o principal meio de visualização de conteúdos, pela maioria dos utilizadores online! São muitas vezes, o primeiro elo de contacto entre a marca e o utilizador, pelo que as empresas devem adaptar a presença online para a leitura em dispositivos móveis, dando prioridade ao mobile face ao desktop.
#9 Motores de Pesquisa
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, pelo que exploram todas as ferramentas de pesquisa disponíveis no mercado. Neste sentido, o Google está a desenvolver novas funcionalidades de pesquisa, com o intuito de aprimorar e individualizar a pesquisa do utilizador.
#10 Vídeo Ads
A preferência dos utilizadores por conteúdos audiovisuais é cada vez mais notória! Vídeos promocionais, filmagens em 360º, óculos de realidade virtual, entre outros, são apenas alguns dos formatos recentemente utilizados pelas marcas.
O vídeo Ads afirma-se como tendência digital a médio prazo e permite às empresas, analisar métricas como o número e tempo de visualizações, duração do vídeo e reproduções automáticas do mesmo.