10 TENDÊNCIAS DIGITAIS PARA 2016


29 mar, 2016 09:00

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#1 Wearables e Smartwatches

De estilo desportivo para uma corrida ou mais clássico para uma reunião, em aço ou em pele, para o “menino e para a menina”. São cada vez mais diversificados os modelos e design dos smartwatches e wearables disponíveis no mercado.

De aparência semelhante à de um relógio de pulso, os smartwatches apresentam uma panóplia de funcionalidades que permitem ao utilizador usar o dispositivo para fazer desporto, medir o ritmo cardíaco, aceder ao email e rede Wi-fi e usufruir de várias aplicações para iOS e Android.

#2 Casas High-Tech

A evolução das novas tecnologias não se limita somente aos equipamentos eletrónicos e portáteis! Atualmente, em algumas Casas High-Tech, todos os eletrodomésticos e equipamentos do lar, já estão ligados em rede!

Através de um sistema de controlo e gestão remoto, poderá registar e gravar receitas, analisar a qualidade do ar, programar a máquina da roupa através do tablet ou smartphone, ligar equipamentos com a sua voz e ser informado, por notificação, sempre que a validade dos alimentos se estiver a aproximar do fim e a porta do frigorífico estiver aberta.  Também as avarias elétricas e de canalização serão facilmente detetadas através de aplicações para os dispositivos móveis.

#3 Realidade Virtual vs Realidade Aumentada

Enquanto que a Realidade Virtual cria um ambiente de navegação, a Realidade Aumentada melhora e aumenta o seu contacto com o meio envolvente. Ambas permitem experiências únicas em videojogos, no cinema e até mesmo na divulgação e comunicação de produtos/ serviços.

#4 Segurança e Privacidade

Se outrora tínhamos acessos distintos para as várias plataformas online, telemóveis e computadores, o mesmo não acontece nos dias de hoje! Atualmente todos os dispositivos estão ligados em rede, facilitando consequentemente o acesso a hackers, colocando em perigo a nossa segurança e privacidade.

Deste modo, os conceitos de segurança e privacidade ganham outra relevância quando associados à Internet Of Things, onde os utilizadores revelam maior interesse e cuidado com as informações disponibilizadas online.

#5 Internet Of Things

Tal como referido anteriormente, todos os equipamentos estão conectados de alguma forma, seja por automatismos, aplicações ou acessos partilhados.

A IOT permite assim a conexão e controlo constantes de todos os equipamentos e gadgets, que de algum modo estão conectados à internet e trocam dados e informações entre si. Prevê-se que o número de objetos e equipamentos ligados entre si, aumentem nos próximos anos.

Internet Of Things

#6 Personalização

A comunicação de massas (igual para todos) deixou de existir, sendo substituída pela personalização da mensagem, destinada somente à “Maria” e ao “António”. A individualidade e os interesses de cada um são cada mais relevantes e pertinentes para as marcas e empresas, que procuram estar onde o consumidor está e conhecê-lo cada vez melhor.

As estratégias tradicionais de comunicação têm agora de se adaptar a uma nova realidade: cada consumidor é único e especial!

#7 Word-Of-Mouth

O passa a palavra é cada vez mais importante para os consumidores e para as marcas! Antigamente, as informações disponíveis sobre um produto/ serviço eram suficientes para a realização da compra do mesmo, no entanto, nos dias de hoje o mesmo não acontece.

Procuramos cada vez mais detalhes sobre o que pretendemos adquirir e damos especial atenção às opiniões dos amigos, familiares e outros utilizadores, no momento de decisão.  Deste modo, os “novos” consumidores são os verdadeiros embaixadores da marca e brand lovers!

#8 Dispositivos móveis

Os dispositivos móveis tornaram-se o principal meio de visualização de conteúdos, pela maioria dos utilizadores online! São muitas vezes, o primeiro elo de contacto entre a marca e o utilizador, pelo que as empresas devem adaptar a presença online para a leitura em dispositivos móveis, dando prioridade ao mobile face ao desktop.  

#9 Motores de Pesquisa

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, pelo que exploram todas as ferramentas de pesquisa disponíveis no mercado. Neste sentido, o Google está a desenvolver novas funcionalidades de pesquisa, com o intuito de aprimorar e individualizar a pesquisa do utilizador.  

#10 Vídeo Ads

A preferência dos utilizadores por conteúdos audiovisuais é cada vez mais notória! Vídeos promocionais, filmagens em 360º, óculos de realidade virtual, entre outros, são apenas alguns dos formatos recentemente utilizados pelas marcas.

Vídeo Ads

O vídeo Ads afirma-se como tendência digital a médio prazo e permite às empresas, analisar métricas como o número e tempo de visualizações, duração do vídeo e reproduções automáticas do mesmo.


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